Ativos Ambientais: o que são e qual a sua importância para empresas?
- sermidiacomunicacao
- 21 de jul. de 2023
- 4 min de leitura
Neste artigo, você conhecerá como funciona o recurso adquirido pelas organizações para preservar e recuperar o meio ambiente, além dos principais benefícios que os ativos ambientais proporcionam ao seu negócio. Confira!

Em meio às discussões sobre sustentabilidade e proteção ambiental, surge um conceito fundamental para entender a importância de conservar os recursos naturais: os ativos ambientais. Trata-se de um recurso natural que pode ser definido como um insumo relacionado à preservação, redução e recuperação ambiental adquiridos por uma instituição com a finalidade de restaurar, conservar e controlar seu impacto no meio ambiente. Neste artigo, você vai entender como funciona e qual a finalidade do ativo ambiental, além de entender a importância de protegê-lo e promover sua conservação.
Com a legislação vigente, as empresas devem desenvolver práticas positivas para reduzir seu impacto ambiental negativo. Entre as principais atividades que podem se tornar um ativo ambiental estão a reciclagem e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE). E, por exemplo, esses ativos podem ser alcançados por meio de créditos de carbono (leia este conteúdo adicional para entender como funciona o mercado de carbono no Brasil). Sintetizando, os ativos ambientais são uma forma de as organizações investirem em ações sustentáveis, mesmo que isso beneficie apenas o ecossistema no futuro.
Além das atividades que utilizam recursos econômicos para controlar, proteger e restaurar o meio ambiente, os ativos ambientais também incluem investimentos em máquinas, infraestrutura, matérias-primas, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, entre outros fatores. Isso garante a redução dos aspectos poluentes e riscos ambientais em todos os processos produtivos. A seguir, explicamos os principais benefícios e tipos desse recurso, que são essenciais para a conservação e podem ser importantes para sua organização. Confira!
Quais são as principais vantagens de investir em ativos ambientais para o setor empresarial?
Na contabilidade ambiental de uma organização, é importante identificar os ativos ambientais. Afinal, eles podem ser utilizados em negociações, avaliações, fusões entre empresas comprovando a viabilidade jurídica, sustentabilidade e idoneidade das operações, aumentando o valor financeiro para a empresa. Nesse caso, a contabilidade ambiental mostra-se uma medida precisa do impacto causado ao ecossistema. Além de proporcionar maior certeza sobre as medidas tomadas para prevenir e corrigir impactos, efeitos negativos futuros sobre o meio ambiente e que possam ter impacto econômico sobre a organização. Veja exemplos de ativos ambientais abaixo:
Imobilizado: referem-se a investimentos em itens que contribuem para minimizar os danos ambientais no processo produtivo. Por exemplo, máquinas, equipamentos, infraestrutura e muito mais.
Estoque: é o controle e minimização dos impactos ambientais decorrentes dos insumos de produção, armazenamento, transporte e distribuição.
Diferido: são custos associados à pesquisa, reestruturação de processos, substituição de matéria-prima e desenvolvimento de tecnologia menos prejudicial ao meio ambiente.
Provisão de desvalorização: ocorre quando há uma perda no valor de um ativo devido a mudanças no meio ambiente.
Depreciação: como resultado da destruição, poluição ou alteração ambiental.
Goodwill: é a diferença entre o valor presente total da organização como resultado da geração de rentabilidade futura e os valores econômicos dos ativos ambientais. Por exemplo, know-how e boa reputação que passam de funcionários e clientes para fornecedores.
Entre os principais benefícios de realizar o investimento em bens e insumos que contribuam para a proteção do meio ambiente está o fato de as organizações terem uma lucratividade significativa. Também é possível garantir uma melhor qualidade de vida interna para toda a cadeia produtiva e para a sociedade. Sem contar que é justamente por meio dos itens adquiridos pela empresa que o impacto no ecossistema é significativamente reduzido. Com isso, o meio ambiente é protegido de forma mais eficaz.
Além disso, ainda há a vantagem de sua empresa passar mais credibilidade aos clientes. Afinal, os consumidores estão cada vez mais atentos às questões ambientais e exigentes em relação a marcas que dão a devida importância às discussões sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Dessa forma, ao conservar os recursos naturais por meio de investimentos em ativos ambientais, você demonstra que seu negócio não busca apenas o lucro, mas também sua responsabilidade em melhorar e preservar o meio ambiente para as gerações atuais e futuras.
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